quarta-feira, 12 de maio de 2010

O MELHOR AMIGO DO HOMEM



VAGANDO PELA NET ME DEPAREI COM ESSE TEXTO DO Erick Noblau DO SITE CACHORROLANDIA, AMEI O TEXTO, É LONGO MAS ME IDENTIFIQUEI TANTO QUE QUERO DIVIDI-LO COM VOCÊS...

É muito comum ouvir dizer que o cão é o melhor amigo do Homem. Também não é para menos. Um ser (no caso o cãozinho) que saiu da casa onde nasceu e deixou sua cadela e seus filhotes (na maioria das vezes) para ficar ao lado de um novo ser que sequer conhece, é de admirar, não é?

E não para por aí. Nos momentos em que estamos cabisbaixos, sem ânimo, tristes, estressados ele sempre esta lá, nos esperando com seu rabo pulando de um lado para o outro, com uma vontade enorme de nos fazer feliz e de nos alegrar. O amigo verdadeiro é aquele que está presente tanto nas horas boas quanto nas ruins. O cão está sempre presente nas nossas vidas, e estão até dispostos a nos salvar para nos defender de pessoas que não querem nosso bem (como assaltantes). Ele está lado a lado com seu dono, ou melhor, mais novo amigo, tornando seu fiel companheiro.

Há muitas pessoas que quando adquirem um cachorro pensam apenas que estão fazendo um bem para elas mesmas. Puro engano. O cachorro também é muito beneficiado. Até mesmo em algumas famílias ele ganha o status de irmão caçula! E ele também tem sentimentos. Não pense que o cachorro é um objeto com o qual você brinca a hora que você quer, passeia a hora que você quer e bate nele a hora que você quer. Esse não deve ser seu tratamento em relação a nenhum animal, ainda mais do cachorro, que fez tudo o mencionado no primeiro parágrafo pra você. Se você agir com o seu cachorro como se ele fosse um objeto, ele provavelmente irá agir do mesmo modo com você. Ele será receoso na hora de lhe dar carinho, talvez não permaneça tão alegre como de costume, e pode até entrar em depressão. É isso mesmo – depressão. Pode começar a chorar ou ate pode passar a te tratar como um ser estranho que feriu seu sentimento. A consequência disso irá aparecer na hora em que você o procurar para satisfazer suas vontades. Ele passara a agir indiferente na sua presença.

O cachorro, na maioria das vezes, como consequência da alegria que esta dentro deles, gosta de chamar a atenção de seu dono. Não é por maldade. Eles gostam de ser o centro das atenções pois tem coisas a mostrar e sentimentos a transmitir. Gostam de receber carinho (quem nunca viu aquela cena do cachorro deitado com a barriga para o alto e fazendo cara de cachorro abandonado para receber um carinho?). Quem não gosta de um carinho? Ate os cachorros gostam. (E gostam muito!)

Porém tem certas atitudes que não são corretas num cachorro. Podemos citar como por exemplo: latir alto à noite, pular em cima da visita, morder sua roupa, rosnar para um estranho, fazer necessidades fora do local adequado, se masturbar na perna de visitas, entre outros. Eles não fazem isso de propósito. Mas como qualquer um, necessitam de educação. É necessário que o dono ensine certas maneiras. Pode ser através de gestos ou de costume. O dono também poderá fazer o método de recompensas para o cachorro a cada ato correto que ele fizer , até ele se acostumar (vide adestramento).

Entretanto, um triste fato que ocorre hoje em dia é que a maioria dos cachorros são educados através de punições. Isso não é aconselhável. Isso só ajuda a tornar o cachorro mais violento sem necessidade .(vide adestramento)

Podemos perceber que a melhor maneira de educar nosso mais novo amigo não é usando a violência. Para facilitar, podemos fazer a comparação com nossos amigos humanos. Se um deles faz algo de errado nos não batemos neles. O mesmo deverá ocorrer com o nosso cachorro.

Só não podemos nos esquecer que esse nosso amigo também precisa de certos cuidados, como por exemplo, a parte higiênica (vide saúde), a parte alimentícia (vide nutrição), o lazer (vide lazer) entre outros necessários para a vida do cachorro, afinal ele merece que cuidemos dele como se fosse um bebê ou um irmãozinho, ou melhor ainda, nosso melhor amigo.

Para se ter uma pequena idéia sobre mais um beneficio (agora da parte biológica) que o cachorro pode causar ao seu dono é que foi comprovado recentemente que o cachorro pode ajudar a controlar a hipertensão e pressão alta causada pelo estresse de seu dono! Como? Cientistas dizem que donos de cachorro que possuíam algum parente que sofreu lesões cerebrais eram menos passiveis de sofrer estresse, enquanto aqueles que não tinham um cachorro possuíam níveis altos de estresse. Foi percebido que de alguma forma, essas pessoas que possuíam cachorro percebiam que o cachorro cuidava deles. (Dra. Karen Allen, da Universidade Estadual de Nova Iorque em Buffalo). Ela passou um ano monitorando a pressão sanguínea e o estresse de 60 mulheres e homens que estavam sob efeito de remédios para pressão alta e ao mesmo tempo cuidavam de parceiros que sofreram diversos tipos de lesões cerebrais. Metade do grupo adotou cães por 6 meses, enquanto todos os participantes continuavam cuidando de seus parceiros. Após os 6 meses a outra metade dos participantes também adotou cães. Allen ratificou que no início do tratamento, todos os participantes registraram reações similares quanto ao estresse da vida real e o estresse artificial criado em laboratório. Mas, após os primeiros 6 meses, o grupo que adotou cães teve a pressão menos alterada que o grupo sem cães, durante períodos de estresse. Além do mais, 6 meses após os cães serem doados à todos os participantes, a pressão sanguínea entre eles voltou a ser balanceada. A pressão daqueles que adotaram cães após os 6 primeiros meses, ficou idêntica à pressão dos participantes que adotaram os cães inicialmente.

E o mínimo que podemos oferecer para esse super companheiro que faz tanto por nos. Aquele que oferece aquilo que não podemos lhe dar em troca - a vida - para nos salvar. Aquele fiel amigo que está sempre pronto para nos alegrar, que gosta da gente (desinteressadamente, pois não há interesse de troca,o cão não faz tudo isso com o propósito de receber algo em troca), que não mente para nós, que está pronto a escutar nosso desabafo quando brigamos com alguém ou ouvir nossas mágoas, que está pronto a ouvir quieto nossos problemas sem sequer resmungar, aquele que nos faz despertar a criança que existe em cada um de nós (e sejamos sinceros, às vezes é bom voltar a ser criança. Isso quando se é um adulto porque para uma criança é ótimo brincar com seu cachorro), que mesmo sendo maltratado ele permanece lá, junto ao seu dono sem traí-lo e trocar de dono. Enfim, essa é uma pequena noção da grandeza do cachorro. A verdade é que somente tendo um para perceber o quanto é bom conviver com um. Caso já tenha um, acredito ser fácil compreender tudo o que foi dito neste artigo.
Não se esqueçam: o cão é o melhor amigo do homem - sempre!






A LOLA MUDOU A MINHA VIDA PARA MELHOR!!!

BEIJINHOS

GIGI

8 comentários:

  1. Lola, gosto muito quando você vai de madrugada dormir no meio dos meus pés ... só tenho que tomar cuidado para não chutar você ... hehehe

    Beijos

    Davy

    ResponderExcluir
  2. ahuahauahahu

    demais...

    aumamos o texto e aucês tambem....

    Porque com certeza eles são tudo...

    lambeijos e aubraços aupertadinhosss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gigi...
    Oi, Lola...

    Tô passando aqui pra deixar um recadinho, pois eu já havia visitado o seu blog, sim. Mas tinha deixado o recadinho só lá no meu como resposta. Burrica, né?? Então vou repetir tudo que eu disse lá:

    Esse blog é um chaaaaaarme (sou apaixonada por Scrapboking, imagina se eu não gostei, né?) e combina super com a dona do Cãotinho,Lola, que liiiiiinda. Toda charmosa, também.

    Inclusive, eu tinha deixado um Feliz Dia das Mães pra Gigi, que é uma baita mãezona, super companheira!! Vocês estão de parabéns!!

    Beijocas,
    Carina

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Lindo o texto me identifiquei também!
    Parabéns!
    Tudo de bom e uma linda e produtiva tarde!

    http://migueleibel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cada dia o seu blog fica mais maravilhoso.... Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lola, você é muito bonita e chique!!! E seu blog tb está a mil..parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Nosssaaaa

    que chalme que esta esse novo cãotinho....

    Aumamos....

    Lambeijos

    ResponderExcluir
  8. AUdorei o novo visual tbém!! Lindo!!
    Beijocas
    Carina

    ResponderExcluir

Oi Aumiguinhos e aumiguinhas ficaremos muito feliz com os seus cãomentários...Obrigada...Lambeijokas da Lucy e Babi